A Organização Não-Governamental Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP) lançou, ontem, na capital do país, o projecto “STEM África”, com o objectivo de incentivar o interesse e a participação dos jovens na resolução dos desafios actuais, através da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Financiado pela fundação ExxonMobil, em parceria com a Junior Achievement (JA), o projecto está a ser implementado, inicialmente, em 14 escolas da província de Luanda e abrange 800 adolescentes do ensino primário e secundário, com idades entre os 14 e 17 anos.
De acordo com a representante da ADPP, Rikke Viholm, o projecto está a ser executado a nível de África, em países como a Nigéria, Moçambique e Namíbia e visa preparar os jovens africanos para o futuro, na medida em que aprendem a utilizar a Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
Rikke Viholm explicou que a iniciativa, prevê, a realização no próximo mês de Junho, de um acampamento nacional, onde mais de 100 alunos vão preparar e apresentar pequenos projectos, que contribuam para a resolução dos problemas que afectam as comunidades.
Posteriormente, continuou, quatro alunos angolanos vão ser seleccionados para participar numa competição regional, com os estudantes dos países acima mencionados e com a oportunidade de trabalharem com líderes da indústria petrolífera a nível do continente e do mundo.
Défice
A ministra da Educação, Luísa Grilo, que assistiu ao lançamento do projecto, considerou necessária a aposta contínua nas áreas da Ciência, que ainda representam um défice no Sistema de Ensino angolano. “Durante muito tempo estávamos preocupados em estudar Ciências Sociais, mas, é fundamental garantir o conhecimento da Tecnologia, áreas fundamentais para o desenvolvimento do país”, disse.
Fonte: JA
Artigos relacionados
-
Defendida actualização de dados sobre VIH-SIDA
-
Estudantes mostram talento na 5ª Edição de Tecnologia
-
Ruanda vai taxar igrejas e acusa pastores de enganarem fiéis
-
Bíblia não pode ser usada para legitimar colonização e anexação de um território, dizem bispos
-
Angola – Juventude católica celebrou a solenidade de Cristo Rei