O vice-governador provincial de Malanje para o Sector Político, Económico e Social garantiu, domingo, que o Executivo vai continuar a apoiar as igrejas tendo em conta o papel preponderante destas na sociedade.
Franco Mufinda fez o pronunciamento durante um culto de acção de graças, realizado sábado, por ocasião dos 100 anos de existência da Igreja Adventista do Sétimo, cujo acto central teve lugar em Malanje, com a participação de centenas de fies.
O Governo de Malanje, referiu, vai continuar a enaltecer o contributo das igrejas nas acções de impacto social, em especial as que ajudam a salvar vidas. A título de exemplo, o vice-governador destacou as mil bolsas de sangue que vão ser doados pela igreja adventista a nível do país, como forma de reforçar o “stock” a nível das unidades sanitárias.
O vice-governador destacou ainda os apoios que a igreja tem prestado, sobretudo na mobilização da sociedade para as campanhas de vacinação.
Futuro instituto médio
A Igreja Adventista do Sétimo Dia está a projectar, para os próximos tempos, a construção de um Instituto Médio Agrário na Missão do Cuale, no município de Kalandula, em Malanje, província que é considerada o berço da igreja adventista em Angola e com 90 anos de existência.
O presidente da União Nordeste de Angola dos Adventistas do Sétimo Dia explicou que neste momento decorrem os estudos para a implementação do projecto. Mateus Teixeira Vinte anunciou ainda a construção de infra-estruturas ligadas aos sectores da Saúde e Educação, com destaque para um internato.
O pastor assegurou que a igreja adventista continua a ser parceira do Governo.
A Igreja adventista prevê ainda a realização, em Setembro próximo, do primeiro simpósio sobre a problemática de relacionamento ético e corrupção, a decorrer sob o Lema “Angola unida pela ética”, com oradores dos Estados Unidos, Brasil e Moçambique.
Fonte: JA