Bengo – Um projecto denominado “Ecumuana”, que visa a educação ambiental nas escolas do município do Ambriz, foi lançado esta terça-feira, nesta localidade, pela governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba.
De âmbito da responsabilidade social e enquadrado nos 40 anos de existência da Petromar, o projecto é dirigido às crianças do município e tem por objectivo aprenderem os princípios da segregação (separação do lixo) desde a base.
Para a sua implementação, a empresa vai realizar de Maio (este mês) a Novembro, um concurso interescolar ambiental com o apoio da Administração Municipal do Ambriz e da Universidade Metodista.
O principal objectivo é a demonstração do empenho das crianças na actividade de segregação dos resíduos, disse o responsável da área social da empresa, Manuel Inácio.
Ao dirigir-se as crianças, a governadora do Bengo referiu que o trabalho de separação dos resíduos sólidos vai permitir que se tenha um ambiente mais sadio.
“Um ambiente em que todos poderemos ter uma boa qualidade de vida”, sublinhou.
Apelou ao tratamento do lixo que não é lixo, uma vez que pode ter aproveitamento por meio da reciclagem. Por isso, recomendou aos alunos concorrentes a serem porta-vozes do tratamento adequado do lixo nas suas famílias e nos seus bairros.
Considerou o projecto um ganho para a província, pois a Petromar tem estado contribuir para a empregabilidade no município do Ambriz e não só.
“Auguramos que tenham sempre projectos significativos para dar continuidade a formação de jovens, uma ocupação de grande valia para indústria petrolífera”, disse.
Para além do lançamento do projecto “Ecumuana”, a Petromar está a concluir, neste momento, no Ambriz, a construção do escritório do PAV, o centro onde vai trabalhar o programa alargado de vacinação e a obra de reabilitação da biblioteca, no âmbito da sua responsabilidade social.
Este ano, prevê desenvolver o projecto de apoio ao sistema de tratamento de água, que visa o fornecimento de um produto químico e também contratar um perito para elaborar um estudo do sistema de distribuição de água, para analisar o motivo do líquido não chegar a alguns pontos do município.
No leque de iniciativas a desenvolver pela empresa, este ano, está igualmente o projecto de apoio aos cuidados primários de saúde e o de produção de sabão.
A Petromar é uma empresa que opera há 40 anos. Alcançou a sua liderança no mercado angolano na construção de plataformas, estruturas submarinas, equipamentos e estruturas de águas profundas e na manutenção de instalações petrolíferas.
Com os projectos que desenvolve já garantiu mais de mil e 500 empregos directos.
Fonte: Angop