Universal rejeita acusações de imposição de esterilidade

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) informa, num comunicado, que o planeamento familiar dos pastores é apenas um aconselhamento da instituição religiosa e nunca, de forma alguma, uma imposição.
 
Denunciantes dizem que a IURD está a obrigar os pastores na condição de noivos a fazerem vasectomia. (Foto: NJ)
IURD responde a denuncias. (Foto: NJ)
No documento, enviado ontem ao Jornal de Angola, a IURD acentua que tem aconselhado os pastores a utilizarem métodos contraceptivos para que tenham mobilidade para se dedicarem à obra de forma serena e focada nos anseios dos carenciados.
 
A IURD é uma instituição religiosa formada por homens e mulheres empenhados em construir uma Angola cada vez mais sólida, democrática, desenvolvida e humana, lê-se no documento. 
 
Como forma de oferecer um amplo apoio à sociedade, os pastores e obreiros da Igreja Universal do Reino de Deus encontram-se nos mais longínquos recantos do país, prestando apoio social e espiritual aos que vivem excluídos e à margem da sociedade.
 
No comunicado, a IURD apresenta o seu posicionamento e representatividade cívica e religiosa em Angola, caracterizados através das obras sociais prestadas em prol dos menos favorecidos.
 
Este posicionamento, adianta o comunicado, vem contradizer os ataques desumanos e preconceituosos que a IURD tem recebido por parte de alguns órgãos de comunicação social através de notícias falsas e reportagens que desvirtuam e corrompem a realidade dos factos, promovendo, deste modo, as denominadas fake-news.
 
A IURD é uma instituição religiosa reconhecida e presente em todo o país com a missão de propagar o evangelho através da fé viva e prestar apoio social aos excluídos, sendo a sua principal função a ajuda à sociedade através da ressociabilização de pessoas e famílias pelo poder da fé.
 
A IURD menciona no documento os projectos “Ler e Escrever” e “Escola Bíblica”, por via dos quais promove a educação infantil, constituindo uma base para um futuro sólido e próspero, com uma educação pautada em
valores morais cristãos.
 
“Comunidade Feliz” é um outro projecto social executado pela Igreja Universal do Reino de Deus, por a instituição religiosa acreditar que todo o homem tem direito ao respeito, à dignidade e a novas oportunidades. Através do projecto “Comunidade Feliz”, a IURD entrega doações de materiais de primeira necessidade e cesta básica aos desfavorecidos.
 
“Somente através do auxílio espiritual e social contínuo, podemos levar conforto e bem-estar aos excluídos”, lê-se no comunicado, no qual a IURD cita também o projecto “Madrinhas de Parto”, desenvolvido com o Governo com o objectivo de valorizar a saúde materno-infantil.
 
Outros exemplos de acções sociais da IURD centram-se em projectos de formação profissional para jovens e adultos, gerando postos de trabalho, formação e desenvolvimento.
 
Fonte: JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *