Secretária Geral do CICA preocupada com violência doméstica: “Existem mulheres a bater em homens”

A Reverenda Deolinda Dorcas Teca, Secretária-geral do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola, CICA, mostrou-se preocupada com o crescimento de casos de violência doméstica.

Reverenda Deolinda Teca
Reverenda Deolinda Teca

Em entrevista que concedeu ao Correio Angolense, afirmou que não são apenas homens que violentam mulheres, mas também existem mulheres a bater em homens. “A Igreja condena as mulheres que enveredam por essa prática que a sociedade quer eliminar. A reciprocidade do fenómeno não ajuda em nada a sociedade que pretende ser sã.”
Por isso, disse, é necessário um trabalho de sensibilização para que se evitem causas ou danos que ponham em perigos muitas famílias.
Sobre a relação entre o cristão e a política, a líder do CICA, lamentou o facto de existirem pessoas que “extrapolam”.
“Precisamos não confundir as coisas. A política é a arte de dirigir o Estado, mas existem pessoas que às vezes extrapolam até a função pastoral. A igreja tem o seu real papel, que é de pregar.”
Para a Pastora, é necessário que os líderes das igrejas saibam em que aspecto, fazendo política, contribuem para a Igreja e para a sociedade.
“Há países cujos líderes religiosos fazem parte do parlamento ou de partidos políticos de forma declarada. Mas a nossa realidade não nos dá esta liberdade, porque o pastor é pastor de todos. Logo, a declaração de um líder religioso em favor de um determinado partido, liga-o a uma parte e não a outra.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *