Projecto social da Igreja Renascer em Cristo transforma vidas no bairro Fubu

O envolvimento da igreja em missões sociais, ajudando quem mais precisa, é parte do seu propósito. A igreja tem a obrigação, não a opção, de minimizar o sofrimento humano, seguindo assim o exemplo de seu grande Mestre Jesus, como atesta o Pastor Almiro Ferreira, co-fundador Igreja Renascer em Cristo, que desenvolve um programa de educação e assistência social no bairro Fubu, em Luanda.
IMG_2726“A igreja tem se virado muito para a parte espiritual e ficando muito aquém a parte social. Nós temos que sair daquele quadrado de que nós estamos habituados. Tem que haver a parte espiritual, juntamente a parte social, nunca dissociadas.”
Aline Souza, da referida Igreja, diz que “não adianta estar todos os Domingos na igreja, estar falando em línguas, estar pulando, falando do Senhor, louvando o tempo todo, se você não amar o próximo.” E para traduzir este amor na prática, a Renascer em Cristo trabalha em diversas acções com a comunidade onde está inserida

Aline Souza
Aline Souza

“Ensinamos a Palavra de Deus e outras coisas também. Como se comportar, cuidar do corpo, da alimentação, princípios da mordomia, semeadura e da colheita.” Explica Lurdes Kafeka Hamuyela, professora da Escola Bíblica Dominical e fala dos benefícios que o programa da Igreja tem trazido. “Com o Pastor Almiro e a sua esposa, Cintia, aprendemos informática e ajudou mais no nosso desenvolvimento. Agora temos aulas de inglês e estamos a caminhar.”
Sopa com amor, é o programa mais recente da Igreja Renascer em Cristo. Teve o seu início no dia 29 de Agosto deste ano e acontece de quinzenalmente. Segundo Aline, o grupo alvo são as crianças. Habitualmente, para além da sopa, eles vem vídeos evangélicos, contamos para eles histórias bíblicas, louvam muito e a Lurdes é a responsável que lida muito bem com elas, tem um domínio muito grande, fica sempre com as crianças ensinando a formar um adulto integral, com princípios, corpo alma, mente saradas, curadas para honra e gloria dos Senhor.
Mariana Mendes, fiel da Igreja e mãe de duas crianças, garante que o trabalho que a Renascer em Cristo desenvolve, tem ajudado muito a melhorar a comunidade. “Uma das razões que leva a igreja aglomerar muitas crianças é traze-los a presença de Cristo, tirá-las da rua, porque ficam muito tempo na rua. Pais há, que não têm a capacidade de educar, nem de corrigir os erros dos filhos e, nesta parte a igreja ajuda os pais naquilo que não conseguem fazer pelos seus filhos.”
Para o sucesso trabalho com crianças, a Igreja procura envolver os pais e encarregados de educação. “Há uma preocupação das pessoas responsáveis pelas crianças, em conhecer cada casa e os pais. Fica muito difícil não ter este contactos com os pais, porque só as crianças vindo para cá, não conhecendo a família, não tem muita transformação. Mas quando os pais aparecem fica muito mais sério o trabalho”. Observa Aline Souza.
Lurdes Hamuyela, garante que trabalhar com crianças é uma coisa maravilhosa e a participação dos pais torna o trabalho mais agradável. “No sábado, a partir das 15 horas, nós temos ensaios das crianças, coreografia, louvores, teatro. Na apresentação das actividades, os pais aparecem, ficam emocionados, inclusive algumas mães já choraram ao verem os seus filhos apresentarem danças, teatro ou louvores.”
IMG_4454Ajudar na formação integral das mulheres é outra preocupação da Renascer em Cristo, como explica Mariana Mendes. “Pretendemos ensinar também as mulheres, pastelaria e culinária. Tudo para ajudar a comunidade, visto que nem todas têm capacidade e alguns maridos não ajudam as suas mulheres a desenvolver e nós como igreja faremos isto.”
O trabalho social da Igreja, tem sido bem recebido na comunica, conta Aline Souza. “Os depoimentos são muito bons. Tem pessoas aqui, que foram libertas do alcoolismo, através da filha ou do filho que frequenta a igreja, os pais acabaram vindo também e hoje alguns fazem parte deste projecto da sopa para organizar, estão livres do alcoolismo, se sentindo úteis e trabalhando conosco neste projecto.” IMG_4711

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *