Praiseart: New Song encerra mês da criança – fundador do grupo lamenta falta de apoios

O grupo infantil New Song, foi a grande atracção da última edição do Praiseart (30.06), dedicada às crianças.

Grupo New Song aqueceu a noite de domingo no Praiseart.
Grupo New Song aqueceu a noite de domingo no Praiseart.

Diante de uma plateia formada por familiares e apreciadores de boa música, as crianças do New Song – com os seus louvores e danças -tornaram quente, a fria noite de domingo.
Luzia Kioza, coordenadora do grupo, expressou a sua alegria pela escolha do grupo, para encerrar as actividades infantis naquele espaço dedicado a promoção das artes gospel. 
Disse que o grupo tem estado em permanente preparação, com ensaios todos os sábados a partir das 9 horas na Igreja Metodista Unida de Monte Sinai. “Estamos numa fase de reestruturação do grupo, com o lema «O sonho ainda vivo está» e para mostrar que o sonho ainda vivo está, temos que, sim, trabalhar muito. E estamos a trabalhar muito.”
Luzia Kioza, coordenadora do grupo.
Luzia Kioza, coordenadora do New Song.

Kioza, que já foi corista do grupo, revelou também, que está em carteira um concerto para o final do ano, que vai juntar todos os cantores e cantoras que passaram pelo grupo. “O New Song é um grupo que está sempre se renovando e no final do ano queremos realizar um concerto com as 4 gerações.”
O grupo fundado por Manuel Fiel em 26 de Fevereiro de 2006, anunciou a coordenadora, está aberto a convites, sejam para cantar em igrejas, como em actividades de carácter social. Foi criado para crianças da Igreja Metodista Unida, mas, segundo Luzia Kioza, conta com algumas crianças da Assembleia de Deus e da Católica, “que tem gosto pelo louvor”. 
Manuel Fiel. (Foto: Jaime Chiquito)
Manuel Fiel. (Foto: arquivo)

Já Manuel Fiel, disse ao portal Arautos da Fé que olha hoje, para o grupo com “certa” satisfação porque as crianças que formou,  cresceram e agora cuidam do grupo. “Olho para as crianças, vejo que elas têm vontade de crescer mais, mas faltam apoios. Apoio institucional por parte da Igreja Metodista Unida, de (pessoas) singulares, da sociedade, do Ministério da Cultura, enfim, porque temos escassez de coros infantis.”
Hoje, disse, o problema da música angolana é a falta de aposta em actividades infantis. E quando aparecem iniciativas de género, devem ser apoiadas, apelou. 
O grupo New Song, tem dois CDs no mercado, um DVD e já fez actuou em várias províncias. Está, segundo o seu fundador, a mostrar que consegue avançar. O problema, está na falta de apoios. 
Do grupo já saíram artistas como o cantor lírico Carlos Fiel, o pianista Ady Mambo – irmão mais novo do músico Celso Mambo e Constantino Chicato – que trilha uma carreira a solo na música secular. 
O sonho de Manuel Fiel, é que o grupo seja um celeiro para a música gospel.
“Que o New Song cresça com o objectivo de agregar valor a música gospel, trazer outros artistas”, mas para que isso seja possível, apontou, é necessário apoio institucional da Igreja. 
“Falo institucional porque é um coro afecto a Igreja Metodista Unida. Diga-se em abono da verdade, e falo com propriedade, a Igreja não tem projectos para o New Song”, lamentou. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *