O jovem cristão deve se destacar na sociedade, recomendam conferencistas

Bartolomeu Menezes – Jovens da Igreja Evangélica Congregacional em Angola-IECA, realizaram no sábado 15, uma Conferência subordinada ao tema “O papel do jovem cristão na sociedade”.
DSC_0426 copy
A mesma, que decorreu na igreja de Palestina, município de Viana, teve a participação de vários prelectores de diversas áreas do saber.
DSC_0578 copyArnaldino Simão, coordenador da juventude ao nível do pólo de Viana, disse ao Arautos da Fé, que o evento foi inspirado numa passagem bíblica, encontrada no livro de João, que diz, eu vos escolhi porque sois jovens forte e ja venceste o maligno. “Desta passagem surgiu a ideia de realizaremos a 1ª Conferência, com foco principal na juventude. Escolhemos este tema porque vimos que a juventude é a preocupação principal da sociedade,a idéia é de informar os jovens como devemos nos apresentar a sociedade, sendo nós os seguidores de Cristo.
O Reverendo Adilson de Almeida da igreja Metodista Unida, disse durante a sua prelecção, que a ética e a moral são dos aspetos primordiais para a juventude cristã e exortou-a, a se apresentar com um comportamento exemplar na sociedade. O Reverendo, reconheceu a necessidade de se moldar o comportamento dos jovens, mas considerou ser este um desafio que deve contar com a participação dos próprios. “Mudar a mim mesmo é uma decisão, transformar o outro é um processo”, afirmou.
Adilson de Almeida apelou aos jovens, “a levarem sempre o nome de Deus como o nosso perfil do dia dia”,porque o jovem cristão “deve estar sempre fortalecido e preparado para anunciar o evangelho.”

DSC_0107 copy
Os prelectores: Reverendo Adilson de Almeida, Abel Pessela e Anibal Simões

Outro prelector, Aníbal Simões, Docente universitário, salientou que a juventude religiosa deve ser o perfil da sociedade e alertou, que do jovem comportamento, determina o espaço que este pode ou não conquistar na sociedade.
O psicólogo, encorajou os jovens a trabalharem na descoberta do seu potencial, mas advertiu ao respeito das normas vigentes na igreja e na sociedade. “O jovem cristão deve refletir sobre o seu comportamento, sobre o seu agir, pensar. Quem desenvolve estes aspectos não terá dificuldade na sociedade.” O professor Simões, aconselhou ainda os jovens, a serem humildes com a realidade de vida que lhes foi dada por Deus e a serem pacientes, porque tudo vem ao seu tempo.
DSC_0557 copyManuel Domingos, Director geral da juventude do CICA, assistiu o evento agradeceu a iniciativa dos jovens da IECA. “Agradeço os jovens pelo esforço que fizeram, ao 1ª Conferência sobre o comportamento do jovem cristão na sociedade. Acredito que haverá grande aproveitamento por parte dos jovens e não só, penso que saíram grandes idéias no que tange a contribuição para a moralização da sociedade a que todos nós pertencemos.” Segundo Domingos, a juventude “deve ter paciência, apostar na formação e ter Cristo como perfil de vida.
DSC_0589 copyLaura Mário Gonçalves,representante dos jovens da igreja IECA em CUBA, disse que gostou do tema e dos prelectores. Para ela, é importante “refletirmos sempre” sobre o nosso comportamento, porque a juventude é a luz da igreja e pilar da sociedade. “Posso dizer que por vezes o comportamento que certos irmão tem apresentado a sociedade não são construtivos e chega a envergonhar o nome de Cristão.” Lamentou.
Cuba, segundo Laura, é uma nação que precisa do Evangelho de Cristo. “É um país que ainda tem sede de ouvir a Palavra de Deus”, por isso a jovem apelou para que os jovens sejam “embaixadores de de Cristo” naquela terra.
DSC_0595 copyO Pastor da IECA, Artur Sanana, elogiou os promotores do evento e destacou o facto de trazerem especialistas de várias áreas do saber para reflectirem o mesmo tema. “É a primeira vez que assisto a uma conferência que engloba uma Teólogo, um Psicólogo e um Sociólogo e os três olharam para o mesmo tema, conseguimos ter os vários pontos de vista.”
Sanana, referiu que o papel dos jovens na igreja “não é só cantar”, é de “educar o homem segundo orientam as Sagradas Escrituras.”
O Pastor, encorajou a promoção de mais encontros do gênero. “Sendo assim, haverá um crescimento grande no seio da juventude.”
DSC_0024 copy DSC_0244 copy

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *