Música gospel ganha mais espaço

Miguel Buila e Vunda, na Gala ML3
Miguel Buila e Vunda na Gala promovida pela Associação ML3

A Música gospel angolana está a crescer e o seu futuro se revela cada vez mais rico e promissor. Está opinião encontra consenso entre fazedores e apreciadores e, baseia-se na qualidade dos CDs e nas conquistas registadas nos últimos anos. Isabel Lopes, apreciadora, certifica “a música gospel está a subir de nível”.

Irmã Sofia venceu a categoria “música gospel” do Top Rádio Luanda,  edição 2013 e Lioth Cassoma este ano, foi distinguida em São Paulo-Brasil, com o Troféu de Ouro 2014, como representante de África, num evento que galardoou grandes nomes da  música evangélica, são alguns dos exemplos que atestam o nível da música gospel actualmente.

No entanto, mesmo sendo um mercado em expansão o mercado gospel ainda encontra barreiras para seu pleno desenvolvimento, já que o financiamento e número de gravadoras (equipadas) voltadas para esse sector é muito pequeno quando comparado à música secular.

Mesmo diante destes e outros desafios, 2015 promete ser o ano da música gospel.

Isabel Lopes
Isabel Lopes

Vasco Wilson
Vasco Wilson

Empresário
Reis Lourenço

A música gospel melhorou bastante e está iniciativa (Gala ML3) incentiva as pessoas a cada vez mais, cantarem música gospel.

Vasco Wilson

A cada dia que passa a música está a melhorar. Já se ouve mais música gospel em angola. Eu espero que apareçam mais cantores. Tenho acompanhado vários eventos organizados por outras produtoras, mas este teve um carácter muito diferente, não só por tocar as nossas almas mas porque a qualidade em si é boa.

Reis Lourenço – Empresário

2014 Foi muito positivo, houve grandes vitórias em relação a vários aspectos, tanto na música, escola…, graças a Deus. Espero que o próximo seja melhor. 2015: continuar os estudos, fazer sempre música a agradecer ao Senhor e se der certo, e espero que dê, vem aí o single inteiramente gospel (no segundo semestre).

Mensagem aos fãs: Continuem a ouvir boa música, ajudem mais os outros, pratiquem a paz, o amor e bom ano para todos, feliz 2015.

Constantino – Músico

Músico Constantino
Constantino

Miguel Buila
Miguel Buila

Música gospel ganha mais espaço
Prudência Silva

Gala ML3: Uma boa iniciativa! Dá oportunidade a muitos músicos para serem conhecidos, a terem prestigio, a sentirem-se estimulados na continuidade e no trabalho de Deus, porque muitas vezes nos sentimos isolados, nos sentimos sozinhos. Precisamos as vezes saber, quem além de nós, abraça este trabalho de Deus.

Música gospel: Como todo processo já não estamos no começo, estamos a caminhar para bom porto. A todo instante há músicos a surgirem. Há músicos a fazerem boa música e com qualidade de se ouvir em qualquer parte do mundo. Temos músicos tecnicamente bem instruídos, bem formados e músicos com capacidade espiritual elevada de modo a evangelizar e tornar notável o nome de Deus, notável o trabalho de Deus. Portanto, do ponto de vista técnico estamos bem, do ponto de vista espiritual estamos bem, que é o que mais nos vale enquanto músicos de Deus.

Unidade no seio da classe: Se estamos aqui neste camarim é porque há unidade, senão só haveria um único músico. É claro como tudo, somos homens uma ou outra coisa pode não estar em conformidade por um momento, mas quando Deus põem a mão, ninguém pode discordar. E se discordar vai sofrer as consequências. Então só este trabalho do ML3, é sinónimo de unidade. A todo instante vemos pessoas a partilharem o mesmo palco, prova disto é que estava eu a cantar como irmão Vunda que é uma novidade, é um grande talento. Em nome de Cristo há unidade, porque Cristo é a própria unidade.

Miguel Buila –  Músico

Durante um tempo houve uma quebra na qualidade. Muitos músicos, só que a qualidade tinha baixado. Mas agora nós notamos que ela tem estado a melhorar significativamente. Estamos a ver que os músicos, as produtoras estão a investir na qualidade. Ainda não é a desejada, mas estamos no bom caminho.

Prudência Silva – ML3

Lioth Cassoma e Júnia
Lioth Cassoma e Júnia

Há uma grande evolução, temos vários cantores de renome na música gospel e vários talentos. Graças a Deus estou a surgir agora e acredito que nos próximos tempos surgirão mais (talentos).

Jordânia Cunha – Cantora

O gospel em angola está a dar os seus grandes passos agora, fruto de muito trabalho.

2014 foi um ano de sucesso porque o grupo conseguiu cumprir as metas, com o lançamento do single “Vou Vencer”. 2015 Vamos terminar o álbum e lançar de seguida.

Para os amantes da música gospel, não parem, porque o caminho é duro, mas temos que ser persistentes, insistir até cumprir o objectivo.

Dino Grill, músico (grupo Angospel)

Jordânia Cunha
Jordânia Cunha

Dino Grill
Dino Grill

Selson Costa
Selson Costa

A música angolana em geral e a gospel em particular está no bom caminho, está a dar passos significativos. Já vemos músicos apresentarem trabalhos com  bastante qualidade em termos melódicos, em termos harmónicos e também já se vêem músicos  apresentarem trabalhos gráficos com qualidade internacional.

O que é preciso, é os músicos gospel tomarem posições, porque o dó secular é um dó gospel, a nota ré é a mesma. É necessário o artista ou cantor evangélico assumir-se e de facto ir buscar aquilo que é merecido e concorrer onde deve concorrer, promover quando deve promover e levar a sua música além fronteiras.

2014 Foi um ano que serviu de lição. 2015 é o ano da graça é o ano das vitórias imparáveis.

Desejo a vossa equipa em particular, a todos os angolanos, a equipa da Rádio Gospel Angola, a organização da gala ML3 um ano cheio de sucessos, cheio de bênçãos e muito amor a transbordar.

Selson Costa – Músico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *