Jovens da IECA promovem campanha contra uso e tráfico de drogas

Jovens Congregação do Bungo, da Igreja Evangélica Congregacional em Angola, promovem desde o dia 6 de Junho, um ciclo de actividades para alertar a juventude sobre os perigos do uso e tráfico de drogas. Na tarde de sábado, 20 de Junho, teve lugar uma actividade musico-cultural.

Músico Enoc Paulo, atuando no festival
Músico Enoc Paulo, atuando no festival

 
Denominado “Vida Sim, Droga não”, o evento decorreu no campo do Petro Atlético de Luanda, contou com a apresentação de músicos convidados e a realização de partidas de futebol.
Valentim Amões Catengue, Vice Director da Sociedade de Jovens da Congregação Sede do Pastorado do Bungo
Valentim Amões Catengue

Valentim Amões Catengue, Vice Director da Sociedade de Jovens da Congregação Sede do Pastorado do Bungo, informou ao Arautos da Fé, que a campanha vem a propósito da comemoração do dia mundial contra o uso e tráfico de drogas, a assinalar-se a 26 de Junho, data em que se realizará uma palestra e uma passeata por algumas ruas de Luanda, para encerrar a campanha.
Abel Catata, membro da Comissão de Projectos, lembrou que actualmente, “vemos pessoas de todas as faixas etárias a enveredar para o uso de drogas, principalmente do álcool e do cigarro”.
“Vemos muitos jovens a fumarem e a beberem descontroladamente”. Rematou.
Abel Catata
Abel Catata

A par destas actividades, uma campanha de recolha de donativos está a ter lugar e segundo os organizadores, os donativos serão entregues ao Centro El Bethel no Zango II, no dia 4 de Julho.
“Verificamos que muitos centros de acolhimento precisam de ajuda. Fizemos uma visita e vimos que os jovens que estão no Centro El Bethel, carecem de muita ajuda, desde roupa de cama, vestuário, calçado, produtos de higiene, limpeza, enfim”. Disse Valentim Catengue.
Para o músico gospel, Enoc Paulo, actividades do gêneros são bem-vindas, pois grande parte da juventude angolana, faz de qualquer maneira uso de drogas, sejam elas ativas ou passivas.
“A iniciativa é positiva, visto que o objetivo da igreja é de participar na vida activa da sociedade, promovendo valores e um deles é este de apelar a juventude a não consumir drogas.”
Enoc Paulo
Enoc Paulo

Opinião semelhante é do músico Xavier Viegas do grupo JTS, que também exortou os músicos a absterem-se do uso de estimulantes. “Para os músicos que fazem o uso de drogas, em particular aqueles que fazem música para louvar a Palavra de Deus, por favor, vamos escolher o caminho certo e o caminho certo é não fazermos o uso daquilo que desagrada a Deus.” Concluiu.
Xavier Viegas
Xavier Viegas