O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, exortou os integrantes do coro Soweto Gospel Choir a expressar as aspirações dos jovens sul-africanos, contar a história do povo e a sua luta pela libertação, bem como falar sobre os seus anseios e medos.
Estas considerações foram expressas na passada quinta-feira à noite pelo chefe de Estado numa homenagem ao Soweto Gospel Choir pela conquista do seu terceiro prémio Grammy, após ter arrebatado as edições de 2007 e 2008.
Num encontro em Soweto, Ramaphosa indicou que, embora este não tenha sido o primeiro reconhecimento do coro, “nós pensamos ser importante celebrar este acto para vê-los, honrá-los, comemorar o vosso prémio e lembrá-los o quão imensamente estamos orgulhosos de vocês”.
O presidente precisou que este grupo coral é uma das melhores exportações do país, “a mais colorida e activa e o seu nome circula no mundo e representa o melhor que a África do Sul pode dar ao mundo”.
Com 30 membros que combinam elementos do gospel africano, cânticos religiosos, reggae e da música popular americana, entre outras sonoridades. Foi fundado em 2002 em Soweto, cidade contígua a Joanesburgo, reservada, no tempo do apartheid, apenas para negros. Os fundadores são os regentes corais David Mulovhedzi e Beverly Bryer. O local de fundação, por ser um reduto de resistência, deixa claro o objectivo do grupo: denunciar os horrores da segregação racial com música coral de alta qualidade e impacto sonoro.
O coro se concentra na produção de repertório com elementos afro gospel, negro spiritual, reggae e de música popular americana.
Possui diversos prêmios: dois de melhor artista internacional do Gospel Awards (EUA); um Helmann Award (Austrália) três SAMAs (South African Music Awards); um Metro FM Award (África do Sul); dois Grammy’s de melhor grupo de World Music; três Grammy’s associados; um Emmy pela promoção da Copa do Mundo de 2010 junto à ESPN, e outros prêmios ligados à música tradicional.
A influência da Isicathamiya é clara e, provavelmente, é o motivo pelo qual o Soweto Gospel Choir possui sonoridade tão potente, cores vibrantes e coreografia marcante, trazendo um show completo, com belas harmonias, cores e movimentos.
C/Angop e Rafael Caldas
Artigos relacionados
-
Vaticano Adota Nova Abordagem para Homens Gays no Sacerdócio
-
Coral Monte Sinai Enfrenta Controvérsia Após Publicação de Fotos Polêmicas em Evento
-
O que 2025 e além exigirão dos líderes evangélicos?
-
VÍCTOR ANTÓNIO CELEBRA QUINZE ANOS DE ESTRADA EM GRANDE ESTILO
-
Denzel Washington é Batizado e Consagrado como Pastor na Igreja de Deus em Cristo