O dinheiro às custas de Deus

Com o mercado da fé a crescer, o Gana vê o surgimento de um novo grupo de líderes poderosos: os auto-denominados “profetas”. Com promessas de riqueza e boa saúde aos fiéis, eles estão a encher os cofres com riquezas.

Daniel Obinim
Pregadores celebridades
Daniel Obinim tinha 40 anos quando criou um império com a Igreja Internacional Caminho de Deus. Numa entrevista recente, ele disse que Jesus deu-lhe 20 residências e 16 carros de luxo. Obinim construiu três das maiores igrejas do Gana. O pregador foi preso por agredir um jornalista e dois jovens que foram pegos a namorar na frente da uma das igrejas.

Crescente número de fiéis

Crescente número de fiéis
Em África, as igrejas evangélica, pentecostal e carismática estão a atrair muitos seguidores. De acordo com o instituto de pesquisa norte-americano Pew Research Center, havia mais de 3 milhões de evangélicos no Gana no ano 2000, e mais de cinco milhões em 2015. Pentecostais e carismáticos somavam 6,5 milhões em 2000 e cerca de 10 milhões em 2015.

Visibilidade- a alma do negócio

Visibilidade: a alma do negócio
As ruas do Gana estão repletas de cartazes e anúncios de igrejas. Muitas delas são atualmente administradas por apenas um profeta ou um pastor.

A palavra transmitida em direto

A palavra transmitida em direto
Os líderes de igrejas no Gana são poderosos. Seus sermões viajam longe e não se limitam aos cultos de domingo e do meio da semana. Há canais de TV e na internet que alcançam um grande público, muito além das suas próprias congregações. Esta foto foi tirada nos bastidores de um show em direto na TV OB, do pastor Daniel Obinim.

Sistema de som obrigatório
Sistema de som obrigatório
Cada igreja, da maior a menor, tem um enorme sistema de som. A música é tocada em volume alto e faz parte de todos os cultos, seja no domingo, seja durante as celebrações noturnas no meio da semana. O barulho pode ser insuportável para quem não está acostumado e para quem mora ou trabalha por perto.

Um lugar para os jovens
Um lugar para os jovens
A juventude é uma parte importante da igreja. As igrejas evangélicas, pentecostais ou carismáticas têm semelhanças: uma leitura literal da Bíblia, a ênfase na riqueza e no bem-estar, um forte compromisso de espalhar o Evangelho, a fé num poder divino para curar doenças e ferimentos, e uma crença em milagres.

No ar ao amanhecer

No ar ao amanhecer
O rádio é muito importante para os pastores e profetas. Há programas de rádio todos os dias em diferentes estações. Nesta foto, dois assistentes do profeta Nigel Gaise estão prestes a ir ao ar às quatro da manhã. Gaise administra uma igreja chamada Ministério Profético do Verdadeiro Fogo. Ele é conhecido por fazer previsões sobre política e dar notícias sobre celebridades.

Fonte: DW Africa

Comentários

comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Inscreva-se para receber as novidades por email

* campos obrigatórios