Advogado da cristã absolvida foge do Paquistão

Saif Mulook, representante legal de Asia Bibi, a cristã que estava condenada à morte por blasfémia e foi absolvida pelo Supremo Tribunal, teve de sair do país por razões de segurança. Governo e partido islamista acordam que Asia Bibi não pode sair do país.

Saif Malook não recebeu proteção policial© EPA/T. Mughal
Saif Malook não recebeu proteção policial© EPA/T. Mughal

Ao ser bem-sucedido no caso da cristã paquistanesa Asia Bibi – absolvida da condenação à morte por enforcamento – o advogado Saif Mulook pagou o preço, ao ter de deixar o país, dizendo temer pela vida na sequência de ameaças de islamistas, que tomaram as ruas nos últimos dias.
“No cenário actual, não é possível morar no Paquistão”, disse o advogado à AFP, antes de embarcar num avião no início de sábado. “Eu preciso continuar vivo porque tenho de continuar a batalha legal por Asia Bibi”, disse o causídico. 
A reacção violenta dos extremistas ao julgamento foi “infeliz, mas não inesperada”. “Eu estava à espera, mas o que é doloroso é a resposta do governo: eles não podem sequer aplicar a decisão da mais alta instância judicial do país”, lamentou. Mulook não recebeu protecção policial após o veredicto. 
Asia Bibi passou quase dez anos no corredor da morte na sequência de ter sido condenada por blasfémia. As colegas de trabalho acusaram-na de ter insultado o profeta Maomé a meio de uma discussão porque Asia tinha usado o mesmo copo que elas para beber água – o que, devido à sua fé, tinha tornado a água impura.
A sua absolvição provocou a fúria dos círculos extremistas muçulmanos. Milhares de pessoas saíram às ruas, bloquearam estradas, fecharam escolas e manifestaram-se com cartazes a exigir o enforcamento de Asia. As manifestações acabaram depois de um acordo ser selado entre na sexta-feira à noite entre o governo e o partido fundamentalista Tehreek-e-Labaik.
O texto prevê que o governo não se oponha à apresentação de um pedido de revisão da sentença do Supremo Tribunal e que iniciará um recurso para proibir Asia Bibi de deixar o país.
De acordo com Saif Mulook, isso significa que Bibi terá de permanecer na prisão ou noutro lugar seguro. “A sua vida seria mais ou menos a mesma, seja dentro de uma prisão ou fora, em isolamento por motivos de segurança”, comentou.
Vários países ofereceram asilo à cristã.
Fonte: DN

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *