“Temos de ser cristãos para depois sermos músicos”

A música gospel “está indo bem”, alguns músicos estão a cantar “muito bem”, outros, não estão a fazer canções “para a glória do Senhor”, mas sim por causa da fome, disse ao portal Arautos da Fé, o músico evangélico Cláudio Siloe.
O músico, apontou na conversa “certas” coisas que os músicos devem evitar nas suas músicas: sofrimento, choro, pedir e apelou a mostrarem ao povo angolano, “que apesar do sofrimento, apesar do choro, tribulação, Deus ainda opera.”
Na entrevista que pode ser lida mais abaixo, o jovem músico elogiou o trabalho de Israel de Deus e Gonçalves Diogo, exortou aos colegas a se “comportarem bem”, evitando ir “atrás dos kimbandas” e a depositarem a sua confiança em Deus.

Claudio Siloe, músico evangélico
Claudio Siloe, músico evangélico

 
Arautos da Fé: Como é que começou o seu ministério?
Cláudio Siloe: Nasci com um dom que Deus me deu. A minha mãe sempre me dizia: meu filho vais cantar.
Quando tinha 8 anos cantava na escola dominical, fui dirigente em vários sítios. Mas quando atingi os 12 ou 13 anos, o dom começou a sair. Quando cantava as pessoas choravam, caíam e dei conta que Deus tinham alguma coisa na minha vida. 
AF: Lembra-se com que idade começou a cantar?
CS: Comecei com 8 anos de idade na escola dominical. Mas a primeira música, escrevi quando tinha 9 anos de idade.
AF: Em que igreja cresceu?
CS: Cresci na Igreja Assembleia de Deus Pentecostal, Ministério Cazenga, Centro Noé. Estou lá até hoje. 
AF: A sua mãe foi a principal impulsionadora do seu ministério?
CS: Sim. A minha mãe sempre me dizia: meu filho vais cantar.
Sempre gostei de cantar e a minha mãe foi a primeira pessoa que me apoiou .
AF: Quando é que começou a ver a música de maneira mais profissional?
CS: Quando fui num concurso das Forças Armadas Angolanas no Huambo. Tocamos, eu ouvi que o Cláudio tem de ser profissional. Comecei a ensaiar mais e até hoje estamos aqui, apesar de que não ganharmos. Você sabe quem ganha e quem não ganha. Mas graças a Deus, estamos aqui a aguentar.
AF: Lembra-se em que ano isso aconteceu?
CS: Aconteceu, se não me engano, em 2014 ou 2015. Foi no Huambo, com as Forças Armadas Angolanas, Marinha de Guerra, foi maravilhoso. Cantamos tão bem, mas o que diz respeito ao ganhar concurso, Deus Soberano é quem sabe quem ganha ou quem perde. 
AF: Como é que está o seu ministério?
CS: Nesse preciso momento está indo bem, estamos a caminhar com Deus. Apesar de que um dedo não pode lavar a cara, Deus está sempre a nos falar a cada dia que passa: filho anda, faz isso, faz aquilo. 
AF: Já tem músicas promocionais e está a lutar pelo CD?
CS: O Cláudio já tem 2 músicas promocionais, estão na rádio Kairós. A primeira é “Não me larga Jesus”, a segunda é “Não temerei” e em breve vamos lutar para lançar mais uma “Você me conquistou”.
Estamos a lutar para gravar um CD, está sendo difícil por falta de finanças. Mas no álbum “Você me conquistou” tem lá músicas maravilhosas, se Deus te tocar, vai ser muito bom se nos apoiar.
AF: Quem escreve as músicas do Cláudio?
CS: Eu próprio, mas com a ajuda de Deus Soberano.
Há momentos que não consigo dormir. Durmo com caderno na cama, escrevo as minhas músicas, arranjo e levo para a banda. 
AF: Que mensagens trazem as músicas do Cláudio?
CS: O Cláudio é o tipo de pessoa que está mais para aquelas mensagens que tocam o coração. A Bíblia diz no livro de Marcos 16:15, ” “Ide por todo mundo pregai o evangelho”. A tendência do Cláudio é resgatar as almas perdidas para voltarem para Cristo. 
AF: Como é que olha para a música gospel que está sendo feita em Angola?
CS: A música gospel está indo bem. Em relação aos anos passados, agora atingiu um patamar mais alto. Alguns músicos estão a vir bem, se me permitir posso citar alguns nomes para não criar polémica. Gostei do irmão Israel de Deus, cantou uma música “Deus do meu quarto”, gostei do irmão Gonçalves Diogo “Poderoso” e algumas pessoas também estão a cantar muito bem. Estamos a seguir o exemplo dos nossos mais velhos Guy Destino, Bambila, mama Sofia e a música gospel está a subir. 
AF: Podemos dizer que por intermédio da músicas estão a conseguir levar a Palavra até às pessoas?
CS: Em relação ao antes e o agora, mudou algumas coisas. Há certos músicos que estão a escrever canções não para a glória do Senhor, mas sim porque 3 dias não comeu em casa quer entrar no estúdio para gravar. As nossas músicas não podem ser assim. As nossas músicas têm de ir ao encontro daquilo que o povo está a passar. Mas algumas pessoas estão a enfrentar o mercado angolano e estão a trazer grandes canções. Que Deus abençoe muito o Israel de Deus. 
AF: O que é que os músicos não deveriam cantar e estão a cantar? 
CS: As coisas que nós os músicos, que é para não falar eles, não devemos mostrar muito ao povo o sofrimento, mostrar muito a humanidade choro, pedir. Pois a Bíblia diz: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo,  se eu venci, vós também vencereis”.
Vamos mostrar ao povo angolano, ao mundo inteiro, que apesar do sofrimento, apesar do choro, tribulação, Deus ainda opera. Deus é Pai, Deus sabe de tudo. Vamos trazer aquelas canções de glorificar, por isso é que eu cantei: “eu sei que o meu Deus está ao meu favor”, quer dizer, posso chorar, Deus está ao meu favor. 
AF: Em termos de comportamento, atitudes, como olha para os seus colegas? 
CS: Nós os músicos, primeiramente temos de ser cristãos para depois sermos músicos. Há certas coisas que estão a sair de alguns músicos, comportamentos negativos, não quero aprofundar nesse lado, só vou dar conselhos: meus irmãos, vamos mudar de comportamento. Não faz carreira só pelo dinheiro, mas levar o Evangelho de Cristo de Cabinda ao Cunene, de Belém, Jerusalém, Samaria até aos confins da terra.
Vamos mudar certos comportamentos como orgulho. Sabia que quando Deus te exalta você nunca vai ser orgulhoso? Se você um dia ouvir que o Cláudio Siloe ficou orgulhoso, é porque o Cláudio sabe onde tirou elevação. Mas alguns estão a se comportar bem, humildade acima de tudo meus irmãos, Deus vai nos exaltar mais. 
AF: Tem recebido convites para participar nas actividades de colegas?
CS: Recebo alguns convites. Quem quiser convidar, o Cláudio Siloe é alguém humilde na realidade, sem pedir valor nenhum aos colegas. 
AF: Como vai manter a sua carreira se não pedir dinheiro? 
CS: Sabia que dinheiro é bom? Glória a Deus, onde estiver o meu pai Reverendo Timóteo Adelar que Deus continue a te guardar. O meu pai te dito o seguinte: o maior inimigo do homem é a pobreza.
Não é que eu não vou pedir o dinheiro. Vou pedir dinheiro porque é meu trabalho. O Cláudio não trabalha numa empresa, Deus lhe deu o dom. Mas vai depender. Por exemplo, o Arautos me convida para ir cantar vou pedir um milhão de kwanzas? Não quero ir. Mas aos meus colegas tem sempre aquele valor simbólico. 
AF: Falou agora, é filho de uma Pastor?
CS: Não, o meu Pastor é meu pai. Não lhe considero só como um Pastor é meu pai. Porque é alguém que me suportou muito e até hoje me suporta. O Cláudio é um pouquinho chato, um pouquinho complicado, decidido. Quando toma certas decisões não recua, mas o meu pai está sempre comigo, apoia, amo muito.
Reverendo Timóteo Adelar, Reverendo Fernando Monis, Doutor Carlos Manaças têm sido comigo, estamos a caminhar com eles. 
AF: Que mensagem deixa para os artistas e para o público em geral.
CS: Para os artistas, vamos nos comportar bem. Não vamos atrás dos kimbandas, não vamos atrás de qualquer denominação. Temos que confiar em Deus, que as nossas canções dêem glória ao nome do Senhor Jesus Cristo. 
Para a sociedade angolana, Deus está no centro de tudo. Mesmo na Operação Resgate Deus está lá, vamos ajudar o governo, que tudo corra na graça do Senhor Jesus Cristo. Eu vos amo e em breve o vosso álbum estará nas vossas mãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *