Cidadãos denunciam igrejas por transgressões administrativas

A Comissão Administrativa da Cidade de Luanda recebe dos cidadãos cinco denúncias por mês sobre transgressões administrativas cometidas pelas igrejas, informou, ontem, o director Municipal da Cultura e Turismo do município de Luanda. 

Ministério da Cultura vai cadastrar as mais de mil seitas ilegais
Os distritos da Maianga, do Rangel, Cazenga, Sambizanga e do Ngola Kiluanje são conhecidos por albergarem o maior número de igrejas.

Manuel Gonçalves, que falava à margem de um encontro com líderes religiosos, na Administração Municipal do Rangel, disse que a poluição sonora e a construção sem autorização continuam a ser os principais actos de violação das igrejas. Considerou haver ainda a falta de cultura de denúncia porque são frequentes as queixas através dos meios de comunicação social e redes sociais, que são sítios onde muitas vezes os cidadãos acorrem ao invés das administrações municipais e polícia.
Revelou ainda que as transgressões surgem muitas vezes de paróquias afectas a algumas igrejas legais sem o conhecimento e autorização das administrações municipais, um acto que considera reprovável.
Os distritos da Maianga, do Rangel, Cazenga, Sambizanga e do Ngola Kiluanje são conhecidos por albergarem o maior número de igrejas e por conseguinte são os locais em que mais se verificam transgressões administrativa e problemas de vária ordem, como litígios entre moradores e igrejas.
Segundo Manuel Gonçalves, os distritos acima referenciados albergam todas as 81 igrejas reconhecidas e as mais de 1300 por legalizar pelo Ministério da Justiça.
Fonte: JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *