CICA encerra Conferência sobre “Ecumenismo”

Com o propósito de debater sobre a importância do ecumenismo e seus desafios nos tempos actuais em Angola na perspectiva eclesial, social, económica e teológica, o CICA encerrou na Quinta-feira (8 de Setembro), em Luanda, a conferência sobre ecumenismo, em saudação ao 40º aniversário do conselho a assinalar-se em 2017.

CICA encerra Conferência sobre “Ecumenismo”
CICA encerra Conferência sobre “Ecumenismo”

Durante a sessão, os participantes apelaram à unidade entre as Igrejas membros do CICA para combater as doutrinas estranhas que tentam enfermar a sociedade angolana fruto da globalização.
A Secretária Geral do CICA, Revª Deolinda Teca, em considerações finais fez saber que a conferência abordou a importância do ecumenismo e a contribuição que o Conselho deu ao País desde a sua fundação em 1977, tendo em conta o objectivo da sua criação que é estreitar e desenvolver a cooperação entre a Igrejas e o Estado naquilo que é comum.
“Em momentos difíceis, o CICA interveio em orações pela paz e reconciliação dos angolanos, ajudou com a distribuição de bens diversos e colaborou com muitas ONGs no sentido de mitigar a situação que muitos cidadãos viviam na altura”, referiu.
A conferência produziu algumas recomendações, nomeadamente, a necessidade de levar o ecumenismo até às massas deixando de lado o ecumenismo de elites, no sentido de expandir e facilitar a comunicação entre a estrutura superior e a base.
Ficou ainda recomendado a expansão do ecumenismo, com o objectivo das comissões ecuménicas de Cooperação (CEC’s) nas Províncias, multiplicarem as subcomissões a nível dos municípios, bem como a realização de reflexões regulares sobre assuntos que merecem a resposta da Igreja.
As actividades em saudação ao 40º aniversário do conselho, a decorrer sob o lema “CICA, pela unidade construindo a Igreja angolana” terminam a 24 de Fevereiro 2017.
Fonte: Flash do CICA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *