CICA abre jornadas celebrativas de sua existência

O CICA realizou em Luanda o culto ecuménico de abertura das jornadas celebrativas dos 40 anos desde a sua fundação a 24 de Fevereiro de 1977.

O CICA realizou em Luanda o culto ecuménico de abertura das jornadas  celebrativas dos 40 anos  desde a sua fundação a 24 de Fevereiro de 1977. O acto solene realizado em torno do lema “CICA- Pela Unidade, Construindo a Igreja Angolana”, extraído de S. João 17:21, foi bastante concorrido em que o gigante templo da Paróquia do Golf I pertencente a Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA), foi palco.

Reverenda Deolinda Teca
Reverenda Deolinda Teca

Na ocasião, a Revª Deolinda Dorcas Teca, Secretária Geral do CICA disse que a razão do evento é fortalecer a unidade das Igrejas membros, marcando assim a abertura da peregrinação que levará o Conselho até ao dia 25 de Fevereiro de 2017 ao ponto culminante e mais alto das comemorações.
Deolinda Teca afirmou que, a Instituição que dirige precisa de crescer em número e em qualidade primando pela convivência pacífica e unidade da diversidade.
No seu dizer, as jornadas serão marcadas pelas manhãs de orações, colóquios, lançamento de relatórios de Monitoria Social e de avaliação da pobreza, tardes musicais, conferências entre outras actividades.
Antes de declarar abertas as jornadas celebrativas dos 40 anos do CICA, a dirigente convidou as Igrejas a continuarem a orar para este propósito e participar activamente nas actividades programadas.
De recordar que, o CICA, então CAIE, foi fundado por sete Igrejas em 1977 com o objectivo de desenvolver e estreitar a cooperação entre as Igrejas  membros, hoje conta com 22 Igrejas membros.
Num breve, mas profundo sermão, Dom André Soares, Bispo da Igreja Anglicana em Angola, baseou o seu sermão no Evangelho Segundo São João 17:20-22 ao resumir a importância da unidade em dois aspectos cruciais.
Unidade Espiritual: somos imagem e semelhança de Deus; recebemos o mesmo baptismo; temos a mesma fé em Cristo Jesus, oramos todos dizendo “Pai nosso …. e não Pai deles que está nos céus”.
No aspecto Político-social todos pertencemos ao mesmo país que é a República de Angola e temos as mesmas instituições públicas.
O prelado anglicano reconheceu que nos últimos tempos o CICA granjeou simpatia para muitos e para alguns poucos nem tanto, ao mesmo que reafirmou que a Igreja é a presença de Cristo de Jesus.
À laia de conclusão, Dom Soares desafiou as Igrejas membros a honrarem os seus compromissos financeiros com a organização ecuménica a que pertencem, antes de Fevereiro de 2017, pois segundo o prelado o orçamento do CICA depende 98% de parceiros  externos, apenas 2% vem das Igrejas membros e muitas vezes com atrasos enormes. Instou os presentes a orarem para o programa ora lançado.
Por seu turno o Rev. Dr. Daniel Ntoni Nzinga, aquele que foi o primeiro Secretário Geral do CAIE lembrou com saudades a valiosa contribuição prestada pelo Bispo Emílio de Carvalho da Igreja Metodista Unida de Angola e do Rev. Ricardo Uliengue Epalanga da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) (já em memória) na génesis da instituição ecuménica, tendo enfatizado que o CAIE não foi uma cópia de outra parte do mundo, mas sim, uma iniciativa genuinamente angolana, frisou.
Fonte: CICA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *