Bispo de Cabinda ordenado ontem

D. Belmiro Chissengueti afirmou perante milhares de fiéis católicos, em Luanda, que aceitou este compromisso porque não queria estar em contradição com a sua consciência.

Momento em que era colocada a Mitra na cabeça do novo bispo. Fotografia: João Gomes | Edições Novembro
Momento em que era colocada a Mitra na cabeça do novo bispo. Fotografia: João Gomes | Edições Novembro

Cerca de 11 mil fiéis da Igreja Católica testemunharam ontem, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, a ordenação de D. Belmiro Chissengueti como Bispo de Cabinda, em substituição de D. Filomeno Vieira Dias, que acumulava com a Arquidiocese de Luanda.
D. Belmiro Chissengueti foi nomeado, em Julho, pelo Papa Francisco. Diante da multidão de fiéis, referiu que aceitou a nomeação em obediência à religião, “porque não queria estar em contradição com a minha consciência”, tendo agradecido ao chefe máximo da Igreja Católica pela confiança depositada. 
O bispo, que fez os seus primeiros votos religiosos há mais de 21 anos e ordenado presbítero  na Sé Catedral de Benguela, referiu ainda que vai dedicar o seu tempo em Cabinda de braços e coração abertos para construir pontes, contando com a colaboração dos sacerdotes, missionários e de todos os fiéis. 
A missa, rezada pelo arcebispo de Luanda, D. Filomeno Vieira Dias, assistiram figuras conhecidas, como a  ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, o governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho,  o presidente da CASA-CE, Abel Chivukuvuku, a secretária-geral do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA), Reverenda Deolinda Dorcas Teca, o Bispo da diocese de Malanje, D. Benedito Roberto e Núncio Apostólico de Angola e São Tomé, D. Petar Rajiç. 
D. Filomeno Vieira Dias disse que o novo bispo, que toma posse no próximo domingo, na Sé Catedral, na província mais a norte do país, deve estabelecer relações próximas e cuidadas com os pobres, doentes e imigrantes existentes na região. 
 
Perfil do bispo
D. Belmiro Cuica Chissengueti é filho de Ruben António Chissengueti e de Janete Ema Chissengueti, nasceu a 5 de Março de 1969, na comuna do Cutato, município de Chinguar, província do Bié. 
Foi baptizado, em 1969, no Centro Evangélico de Kâmbya, adstrito à Missão Evangélica do Dondi, na Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA), e confirmado na mesma denominação religiosa em 1981, na Igreja dos Peregrinos no Huambo. 
Ingressou no Seminário Menor do Espírito Santo, em 1984, fez parte do primeiro grupo de seminaristas que iniciou o Seminário Médio Espiritano “Beato Tiago Laval”, em Lândana (Cabinda). 
Fez o curso superior de Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Cristo Rei, no Huambo, o curso de Direito Civil na Universidade Católica de Angola de 2003 até 2007. 
O seu primeiro campo de missão foi a Paróquia de São João Baptista do Lobito, na Diocese de Benguela onde fez o estágio diaconal. 
De 2001 até este ano, exerceu o cargo de secretário-geral da Comissão de Justiça e Paz da CEAST, foi também vigário da Arquidiocese de Luanda para a Pastoral Social, conselheiro da Congregação do Espírito Santo em Angola, conselheiro do Conselho Nacional da Criança.
Fonte: JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *