Assembleia Extraordinária: IECA aprova novo Estatuto

A Igreja Evangélica Congregacional em Angola, IECA, tem um novo Estatuto para dinamizar a sua organização interna e melhorar a cooperação com os seus parceiros.

Delegados a Assembleia da IECA, aprovaram por unanimidade novo Estatuto
Delegados a Assembleia da IECA, aprovaram por unanimidade novo Estatuto

A apresentação do Esboço do Anteprojecto aos delgados reunidos em Assembleia, foi feita pelo Presidente da Comissão Estatutos da IECA, Reverendo Gilberto Jamba Dunduma e foi aprovado pela totalidade dos delegados à Assembleia Geral Extraordinária, perto da meia noite de sexta feira, 02 de Setembro, após mais de 10 horas de discussão.
O Culto de abertura teve lugar no Templo do Instituto Cúrrie do Dondi, no dia 01 de Setembro, teve como pregador o Reverendo Tarcísio Pedro Chokombonge, Secretário do Sínodo Provincial do Huambo, que baseou a mensagem nos textos de Mateus 13:1-9 e Mateus 6:33, com o tema: “Quatro sementeiras, um só amadurecimento”. Sublinhou o facto de que a figura principal da parábola não é o semeador, mas a sementeira e os tipos de solos em que a semente foi lançada.
Na abertura do certame, o Secretário Geral, Sua Reverendíssima André Cangovi Eurico, realçou que a revisão do documento que orienta a IECA, representa a implementação do ponto número 11 do Programa do Sétimo Secretariado Geral, apresentado e aprovado pela 104ª Assembleia Geral e ratificada pela Assembleia Geral Extraordinária de Junho de 2014. “O Estatuto da IECA deve ser apoiado por um Regulamento Interno que o interprete de forma conveniente e acessível a todos, facilitando desta feita o seu cumprimento. A feitura deste Regulamento é urgente e deve se consumar nos dois primeiros anos deste mandato e vertido nas línguas do povo que servimos, sem excepção.”
A Assembleia Geral Extraordinária Constituinte, resultou da recomendação número 28, da 105ª Assembleia Geral realizada na cidade do Kuito, Bié e foi Presidida pelo Reverendo António Lucamba Eurico.
Principais novidades
Dentre as alterações, destaca-se a definição do Secretário Executivo como substituto do Secretário Geral nas suas ausências e a obrigação deste ser eleito em simultâneo com o Secretário Geral.
Agora denominado ESTATUTO, Manual de Fé, Ordem e Disciplina, valoriza o uso de uma linguagem inclusiva de gênero.
A definição das fontes de financiamento e a gestão do patrimônio, a inserção do Movimento Escutista na estrutura da Igreja, a mudança da designação de Sociedade de Senhoras para Sociedade das Mulheres, são dentre outras, novidades a assinalar.
Fonte: Site IECA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *