Algures em África – A batalha de crenças

Algures em África - A batalha de crenças, SERAFIM QUINTINO

 

Resumo

Somos cristãos africanos ou cristãos ocidentalizados? Uma inauguração de uma igreja na remota vila dos Luandos, no município da Quiçama despoleta um remoinho de acontecimentos: desde a ressurreição de um menino, passando pela morte de um escarnecedor num contexto em que o cristianismo parece estar crescendo apesar da resistência dos africanos mais conservadores.

Entretanto, uma dúvida é levantada: Deus só ouve aos crentes “cristãos”? Então como pode uma «hassa» (prece) ser respondida?

Como podem anjos surgir no meio da selva em resposta a uma oração feita pelo filho de um bruxo em perigo? Em “Algures em África : A batalha das crenças” temos o desenrolar de uma história que serve de pano de fundo à questão: até que ponto o cristianismo influenciou as religiões animistas africanas?

Serafim Quintino nos conduz habilmente pelas vias dos Luandos, que ele conhece bem, e nos apresenta esta história repleta de factos e deixa-nos a responsabilidade de pensarmos com profundidade nas nossas crenças.

Sobre o autor

Nasceu nos Luandos, Quiçama, em Janeiro de 1964. Fez o ensino primário na sua terra natal, o secundário e universitário na cidade de Luanda.

Em 2005 publicou uma colectânea de provérbios e contos da sua terra natal no âmbito de um projecto de resgate e valorização do património cultural do seu povo.

É casado com a Júlia Carla e pai da Malau, do Jorge, da Amanda e do Mayelo.

Comentários

comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Inscreva-se para receber as novidades por email

* campos obrigatórios