Tehilla é muito mais que escola de música…

A escola de música Tehilla, encerrou o ano 2017 com mais de 70 alunos, que frequentaram os cursos de canto, piano, guitarra, baixo, bateria e iniciação musical para crianças dos 2 aos 5 anos.

A escola usa

Alunos tiveram bom aproveitamento em 2017

Um concerto de fim de curso, realizado no dia 17 do mês de Dezembro de 2017, serviu para que os alunos apresentassem a plateia formada por familiares e convidados, o que aprenderam ao longo do ano 2017.

Sobre as competências que os alunos adquiriram, Luisamercedes Gonzalez De Benatuil, Directora Geral da Tehilla – Escola de Música, realça o bom desempenho dos mesmos. Durante o ano 2017 participaram de vários pequenos concertos que a Tehilla organizou em espaços como o Shopping Xyami do nova Vida, Creche Pequenos Príncipes ao Talatona, etc, terminando com o grande concerto Estrela da Manhã que encerrou o ano Lectivo 2017.

Na Tehilla, os alunos aprendem música através de diferentes metodologias e muitos deles já são capazes de ler a pauta musical, de participar, tocando, em pequenos formatos musicais, (Bandas) e trabalhar em grupo.”

A escola possui professores qualificados e experientes.

A escola possui professores qualificados e experientes.

A escola possui professores qualificados, sublinha a Directora que é Licenciada em Canto Lírico e especialista em Educação Musical e Direcção de Coral. “Os professores são profissionais, cada um em sua área. Muitos deles tocam em diversas bandas fora da escola e trazem todo conhecimento musical para compartilhar com os alunos.”

Para o presente ano, a escola espera atingir 200 alunos (entre Crianças, jovens e adultos) e ministrará, além dos cursos referenciados acima, (2) novos cursos: Técnica Vocal e Violino, e um serviço de Workshops e Oficinas de Músicas para Igrejas ou grupos interessados. Também começará com o Programa de Educação Musical Activa Tehilla (P.E.M.A.T.), que ajudará no processo de formação cognitiva das crianças e terá os seguintes níveis:
I e II: Iniciação Musical (para crianças desde 2 até 5 anos de idade);
III: Rítmica Inicial (para crianças de 6 anos) onde aprenderão também a tocar o xilofone;
IV: Fundamentos Melódicos (para crianças de 7 anos) onde aprenderão a tocar a flauta e farão aulas de canto Coral.

Usando metodologias modernas, professores ajudam alunos de todas as idades a aprenderem.

Usando metodologias modernas, professores ajudam alunos de todas as idades a aprenderem.

Além de ensinar técnicas musicais, é preocupação da escola moldar o comportamento dos seus alunos. “Esta escola está a ensinar música, mas não só. Através da música quer inculcar valores aos alunos. Estamos a falar de disciplina, trabalho em equipa, conhecer através da música o trabalho que podemos fazer com os nossos colegas, para sermos não só bons músicos, mas, bons cidadãos, respeitando os limites uns dos outros e desfrutando do talento dos demais ao nosso redor.”

Aberta desde 04 de Janeiro de 2016, a sua criação é fruto de um sonho que teve o Pianista e Director de Coro Armando Zibungana Samuel, em 2008, na altura estudante na República de Cuba onde licenciou-se em Canto Lírico. “Sempre tive no meu coração a dor de ver que faltava algo para melhorar a música na igreja, a música em Angola.”

“Ainda não estamos nem a 5% da realização desse sonho”, afirma o músico, mas Tehilla é o inicio desse processo. Garante.

“Pensei num espaço com toda as condições, todas as garantias onde pudéssemos desenvolver a música e formar bons músicos cristãos com ferramentas espirituais e técnicas e também desenvolver o ensino com base no saber científico aprovado em qualquer parte do mundo, contribuindo assim para a realização do sonho daqueles que amam a música e desejam aprender ou melhorar a execução de um instrumento ou até mesmo só por hobbie.”

Também Docente do Instituto Superior de Artes, Zibungana atribuiu o nome Tehilla, depois de ter meditado e estudado as 7 palavras Hebreias que falam dos níveis de profundidade para Adoração à Deus. “Os israelitas têm 7 níveis de adoração e o mais profundo é que se chama tehilla. Tehilla é adoração que nasce do espírito.”

A escola Tehilla tem “um compromisso muito particular com a música cristã”

A escola Tehilla tem “um compromisso muito particular com a música cristã”

A escola Tehilla tem “um compromisso muito particular com a música cristã”, destaca. “Aqui atendemos vários músicos evangélicos e não só. Por exemplo o Projecto Sarau Gospel e o irmão Doceta. Os ensaios para o concerto do dia 27 de Janeiro do irmão Doceta estão a ser realizados aqui nas nossas instalações.” A escola já recebeu também os músicos Dodó Miranda, Guy Destino, Kiaku Kiadaff, a cantora Sandra Cordeiro e outros.

Formar bons profissionais, contribuir para o crescimento da música angolana e consciencializar a sociedade sobre o papel da música, são objectivos da escola. “Como escola, de certa forma parceiros do Estado porque contribuímos com impostos, empregos e já há famílias que vivem do trabalho da Tehilla, uma das coisas que gostaríamos de fazer, é ter um espaço editorial onde pudéssemos também dar contribuições sobre os aportes que a música tem na construção da personalidade de um indivíduo ou sociedade em áreas como saúde (física e mental), no trabalho e na formação do indivíduo.”

Instalações equipadas proporcionam ambiente necessário para aprendizagem

Instalações equipadas proporcionam ambiente necessário para aprendizagem

Neste momento decorrem inscrições para o presente ano.
Os interessados poderão contactar a Tehilla – Escola de Música, na Urbanização Nova Vida, Rua 34 Casa 425. Ou ligar para os telefones +244 939 452 516 / +244 995 487 153
Email: escola@tehillasons.com
Facebook / Tehilla -Escola de Música

Alunos de todas as idades

Além de ensinar técnicas musicais, é preocupação da escola moldar o comportamento dos alunos.

Comentários

comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Inscreva-se para receber as novidades por email

* campos obrigatórios