A família tradicional está em perigo – igreja precisa investir na educação

A família é a primeira instituição criada por Deus e é a base de toda a sociedade. Nos últimos tempos “tem sido atacada de várias formas”, mas não corre risco de extinção, segundo o Reverendo Adriano Kilende.

familia tradicional em perigo

Globalização, novas tecnologias, são apontadas por rele como portas de entrada dos fenómenos que perigam a instituição família.

Na mesma linha de pensamento está o Reverendo Emílio Lourenço, que fala de uma inversão dos papeis na família. “Há famílias em que você não entende quem é o pai, quem são os filhos. Quando olhamos para isso, notamos que estamos perdendo aqueles valores tradicionais.”

A Bíblia declara que nos últimos dias o amor de muitos se esfriará, eis a razão de muitos divórcios e a separação do núcleo mais precioso e sagrado que é o casamento, explica a cantora evangélica Elyon, para quem, os pais já não são sinceros e nem têm tido paciência para preservar um amor sincero.

“Os jovens estão a ser ensinados pelo mundo em vez dos pais. A televisão e as redes sociais se tornarão as educadoras da próxima geração dando lugar ao diabo de tomar domínio sobre comportamentos e desviando muitos destinos tanto dos pais como dos filhos.” 

A família, alerta, está sim em risco de extinção quando a homossexualidade e a imoralidade sexual dominam as televisões, internet e a música e diz que se as famílias tirarem Deus das suas casas, será inevitável a sua desestruturação. 

Reverendo Adriano Kilende

Reverendo Adriano Kilende.

Papel da Igreja

A igreja precisa investir “seriamente” na formação, tem de criar “muitos” programas de instrução, semana da família, conferências da família, encontro de casais para que haja reflexão profunda da situação em que nos encontramos, refere o Reverendo Kilende e pede uma preparação “mais adequada para que homem e mulher possam se tornar bons pais, boas esposas e boas mães”.

“O nosso curso de preparação de membros não deve ser aquela coisa rápida de dois ou um mês, mas precisamos preparar devidamente os nossos membros para o casamento. O casamento é uma coisa muito séria. Nos preparamos para a universidade, para a vida de trabalho, esquecemos que precisamos nos preparar para sermos bons pais e boas mães.”

Jesus nos exorta que a igreja tem que ser uma casa de oração, para travar o pecado, aonde a graça tem que abundar. É necessário a igreja orar sem cessar, observa Elyon.

“Temos que orar continuamente para governos e autoridades para que haja paz e para que possamos viver em sossego. É necessário orar para protecção da fé dos fiéis… para um avisamento em todas as esferas da nação e do mundo para que o Evangelho seja pregado nos quatros cantos da terra…”

Reverendo Emílio Lourenço

Reverendo Emílio Lourenço.

Projecto Restaurando a minha Família

Na igreja do Reverendo Lourenço, está em curso um projecto denominado “Restaurando a minha família” com vista a ensinar o valor da família, a primeira instituição que Deus criou, antes de “criarmos” as empresas, escolas e outras instituições.

“Então, a Igreja tem trabalhado, não só esperamos pelas pessoas, mas saímos ao encontro das famílias, batemos portas, casa a casa, promovemos palestras e vamos reeducando famílias para mostrar qual o verdadeiro papel da família. Trabalhamos principalmente com os pais para ensinarem os filhos. Há um slogan que criamos, «Bons pais, filhos melhores»”.

Cantora evangélica Elyon

Cantora evangélica Elyon. 

Sociedade daqui a 10 anos

A cantora Elyon acredita que daqui a 10 anos, a sociedade será mais virada para Deus porque, explica, o povo tem se entregado a Deus e tem se notado um número alto de pessoas a frequentarem as igrejas.

“A minha oração é que aqui em Angola o povo não seja enganado por servos falsos, mas que Deus levante e capacite servos cheios de poder e glória e temor ao Senhor, que sirvam e amem o povo.”

Comentários

comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Inscreva-se para receber as novidades por email

* campos obrigatórios