UM OLHAR AO ADVENTO

Um olhar atento do Advento, este mesmo Advento, adventus, em latim, com significado de  vinda, chegada.

Coroa-do-Advento-e1544002151508-1200x762_c

É uma palavra de origem profana que designava a vinda anual da divindade pagã, ao templo, para visitar seus adoradores…

Segundo alguns escritos, São Gregório Magno (590- 604) foi o primeiro Papa que redigiu um ofício para o Advento, e o Sacramentário Gregoriano é o mais antigo em prover missas próprias para os domingos desse tempo litúrgico.

Desde a história, é notória a observância  na liturgia romana que o Advento toma o seu sentido mais amplo. Até ao momento, pela influência Romana, quase todos os cristãos, celebram o Advento.

Muito diferente do menino pobre e indefeso da gruta de Belém, nos aparece Cristo, no primeiro domingo, cheio de glória e esplendor, poder e majestade, rodeado de seus Anjos, para julgar os vivos e os mortos e proclamar o seu Reino eterno, após os acontecimentos que antecederão esse triunfo: “Haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; e, na Terra, angústia entre as nações aterradas com o bramido e a agitação do mar” (Lucas 21:25). “Vigiai, pois, em todo o tempo e orai, a fim de que vos torneis dignos de escapar a todos estes males que hão de acontecer, e de vos apresentar de pé diante do Filho do Homem” (Lucas 21:36). É a recomendação do Salvador.

Nestes últimos dias, muitos, têm tido, abordagens diferenciadas, mas, o certo, é a fase de reflectir enquanto Cristo ainda, não nasceu. I Coríntio 1:7-8 “ De maneira que nenhum dom vos falta, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual também vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo”. Independentemente de ter origem pagã, ganhou um estatuto comemorativo.

II Pedro 3: 8-9 “ Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia; O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se”

Lucas 1: 38 “ Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela”.

Olhemos o certo enquanto é certo e o errado, enquanto é errado.

Boa reflexão!

 

 

Comentários

comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Inscreva-se para receber as novidades por email

* campos obrigatórios