“TUDO PELA FÉ “

Não tive a oportunidade de ouvir o programa “Na lente”, cujo o apresentador é o jornalista “Cabingano Manuel”, mas o alvoroço dos internautas nas redes sociais, criou em mim uma curiosidade de ver o programa para então tecer a minha opinião. Assim, hoje, segunda-feira, 1 de Outubro, fui a internet em busca do programa e deixo aqui a minha opinião:

Na lente com Cabingano Manuel

Foi uma investigação profunda mas que perdeu-se um pouco, e tocou em pontos que (a meu ver) não tinha domínio, usou imagens de pessoas que em nada se enquadram num “Tudo pela Fé”, que deturpa valores e ludibria cidadãos.

 

IGREJA UNIVERSAL

O ocorrido em 2013 durante um culto de final de ano, realizado pela Igreja Universal, no qual 16 pessoas morreram, foi um acidente, poderia ter acontecido numa outra actividade qualquer. Quantas pessoas morreram em estádios durante jogos de futebol? Vamos culpar quem? As equipas? Os adeptos?… acidentes acontecem em todo o mundo!

 

IGREJA MINISTÉRIO DE FÉ E LIBERTAÇÃO – APÓSTOLA TINA

No final do programa aparece a imagem de um culto da igreja Ministério de Fé e Libertação e consecutivamente da sua líder Apóstola Tina. Há uma necessidade do jornalista ter cuidado com a imagem das pessoas. Quando eu faço um programa e o foco são as igrejas que “iludem” os seus fieis ao ponto de que no “Tudo pela Fé” deturpam-se valores, e nas imagens eu mostro uma igreja que:

• Não persuadi os fieis a fazerem “Tudo pela Fé”

• Não prega a “Teoria da prosperidade”

• Não deturpa valores morais

• Uma Igreja que criou casas pastorais – lugares que reeducam filhos rebeldes e albergam desamparados

• Uma Igreja que sempre se posicionou (com acções) para o bem de Angola e dos angolanos… estarei a “levantar um falso testemunho contra essa pessoa e consequentemente da sua Igreja.

 

PSICÓLOGO CARLINHOS ZASSALA

Quanto a filha do Psicologo Zassala, é normal uma pessoa se apartar da multidão para se dedicar as coisas de Deus. Tudo depende de como se aparta e para onde vai. Acredito que se fosse uma pessoa a ir para um convento a fim de ser madre, não entraria na reportagem.

 

ÁGUA

Para se falar da água, devemos ter respaldo bíblico. No livro de João 2:1-11, vemos Jesus a usar água para um milagre. Ainda no livro de João 9:7 lemos: E ordenou ao homem: “Vai, lava-te no tanque de Siloé”… Com certeza que no tanque tinha água. Em minha opinião, o que deveria ser debatido nessa reportagem é a venda desse produto, e não a FÉ.

 

BISPO EMÍLIO DE CARVALHO

Eu respeito esse líder religioso, sua excelência Bispo Emílio de Carvalho, mas dizer que os milagre que acontecem actualmente não são verdadeiros, isso não é verdade.

Deus continua a se revelar no seu povo, Ele não envelheceu, o seu poder não diminuiu e não funcionou apenas no passado. Hoje continua operar.

João 14:11 diz o seguinte: Em verdade, em verdade vos asseguro que aquele que crê em mim fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, pois eu vou para o meu Pai. Ou seja, Ele estava dizendo que faríamos maiores coisas do que Ele fez. Quer saber o que Jesus fez? Leia os evangelhos.

 

IGREJA JEOVA SHAMÁ / PASTOR ANTÓNIO MENEZES

Os fieis são livres, desde que não persuadidos, de ofertar o que quiserem ao seu Pastor. Não enxergo aqui maldade. António Menezes é um jovem pastor que muito tem feito no que toca ao resgate de valores na sociedade angolana, pelos seus sermões tem motivado um verdadeiro resgate de valores e unificação de famílias desestruturadas.

Logo, usar a sua imagem nessa reportagem pode deturpar o bom nome que o mesmo tem construindo ao longo de muitos anos.

 

ATENÇÃO IGREJA ANGOLANA

Nessa fase em que o Governo angolano trabalha para novos instrumentos jurídicos que irão regularizar a actividade religiosa em Angola, reportagens como estas podem manchar as igrejas na generalidade. Daí a necessidade da Igreja orar, a fim de que estes instrumentos jurídicos não atrapalhem aquilo que é o real papel da Igreja em Angola. 

Comentários

comentários

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Inscreva-se para receber as novidades por email

* campos obrigatórios