LIMÃO COM MEL – COMO LANÇAR UM CD RUIM EM 10 PASSOS

Este texto pretende oferecer dicas para você que, como muitos – sonha em gravar um CD. E lançar um álbum hoje em dia não é lá muito difícil, por isso, se você quer ser cantor a qualquer custo, siga os passos abaixo e se jogue no mundo da música com um CD chinfrim, mas enfim, que tudo seja para honra e glória do Senhor…
tape-t4
1. O primeiro passo para se lançar um CD de gosto duvidoso é ignorar o momento de planejamento. Planejar é algo inerente ao ser humano, planejamos basicamente tudo o que fazemos, mas é claro, é algo bastante rudimentar, sem uma pesquisa, sem um estudo mais aprofundado. Para lançar um CD de qualidade, é claro que você precisa gastar tempo planejando. É preciso descobrir o que está em alta, o que o público está consumindo. Fazer orçamentos, pesquisar produtores, designers, músicos, estúdios… Mas como você não quer um CD bom ignore o que acabei de falar. Deleta!
2. Você não faz a menor ideia de quanto vai lhe custar gravar este CD, e mesmo nem faria diferença, já que o dinheiro anda curto. A dica para um CD “meia boca” é que você economize nas composições. Pegue um lápis e rascunhe qualquer três frases e tente cantá-las. Se conseguir, grave. Se não, convide a família para um momento criativo. Façam suas próprias composições. Aproveite para escrever umas mensagens para falar nas canções. Assim ninguém vai perceber que sua composição é bem fraca. Que Deus te use para falar aos corações. Se não rolar mesmo, recorra àqueles compositores famosos, e peça pra eles uma canção. Não importa qual, mesmo aquela que todos os outros cantores rejeitaram. Não se preocupe! Em sua voz ficará divina!
3. Agora que você tem pelo menos 10 canções, o negócio é começar a ensaiar e preparar para por a mão na massa. Pra ficar bem ruim o CD, seja você mesmo tocador, produtor, produtor vocal, back vocal, sonoplasta, faxineiro e outras coisitas mais. Deus te deu vários talentos! Use-os! Pode também convidar aquela banda de amigos, ou a do seu irmão pra tocar no CD. Eles ficarão mega felizes em colaborar (para seu insucesso) e você terá economizado alguns com músicos decentes.
4. Pronto! Hora de entrar em Studio! E pra quê gastar com um estúdio equipado e profissional se, aquele pertinho da sua casa também grava e quase com a mesma qualidade? O que importa é gravar. Seu sonho está quase pronto! Um brado de vitória aí meu irmão!
5. Agora você deve pensar na identidade visual do seu CD. Sabe que o ser humano compra pelos olhos. Ter um projeto gráfico que agrade o público é meio caminho andado para vender. Mas você não precisa gastar rios de dinheiro com uma agência renomada, ou com um designer profissional. Sabe aquele seu sobrinho que faz trabalhos em Photoshop para o Facebook dele? Dá uma moral pra o cara e peça a ele para fazer sua arte! Invista num visual exótico, muita cor, seja extravagante! Seu CD será o primeiro a ser visto na prateleira (se chegar lá).
6. Chegou o momento do seu CD ir para a fábrica! Não precisa se preocupar em usar mídias de qualidade. Use aquela bem fraquinha mesmo, o suficiente para seu CD rodar um mês sem arranhar (se alguém aguentar ouvir este tempo todo).
7. Agora que o CD está em mãos, é o momento de começar a divulgar o seu trabalho! O mundo precisa conhecer esta obra-prima da música gospel. Mas depois de tudo que você já fez, pra quê contratar uma assessoria? Faça você mesmo seu marketing! Dizem que são os olhos do dono que engordam o gado. Então crie uma página no Facebook, crie uma conta no Twitter e com muito óleo de peroba na cara envie um “mim seguir” para todos os famosos do Twitter, com o link de um vídeo com seu single. Detalhe: não se esqueça de colocar antes do tuite: “[acessória]”. Pra não pensarem que você está se rastejando. Ok?
8. Grave um clipe! Um clipe em tempos de internet é como fogo em palha. Rapidamente você será conhecido pelo público sedento por seu talento. Nem pense em gastar muito dinheiro, a música secular tá cheia de cantores que estouraram com vídeos na internet (e nos dias de hoje gospel também). Pegue sua câmera e peça pra seu amigo filmar enquanto você dubla seu single em paisagens da cidade. Pode ser na praça, na praia, no rio, enfim, onde a sua criatividade mandar. O importante que você seja visto e sua música ouvida. O resto é detalhe!
9. Um cantor que se preze não pode deixar de marcar presença no principal evento gospel do país, a Expo Cristã. Distribua CDs, e leve também chaveiros, camisetas. Tente dar entrevistas e tire muita foto com famosos (pra colocar no Facebook e chamar de amigo. O povo pira!). Não se esqueça de entregar sua obra-prima para as gravadoras presentes pedindo para ouvirem com carinho (não resisti: O Maurício Soares pira!).
10. Agora que você é quase um cantor famoso, e seu CD um quase sucesso, crie seu próprio fã clube nas redes sociais, afinal, se você não se amar quem vai, não é mesmo? Aproveite para usar aqueles sistemas de compra de seguidores para passar uma imagem de alguém mais importante. Com mais uma dose de óleo de peroba na cara, envie seu clipe para TODOS os sites, blogs e portais que você conheça. Exija que publiquem algo sobre você. Crie uma hashtag com seus amigos pedindo sua matéria. Mentalize o sucesso, cruze os dedos e faça campanha de oração para ser capa de revista, ganhar disco de ouro e ainda ser contratado por uma grande gravadora. Não se esqueça de se inscrever no Troféu de Ouro como revelação do ano. Vai que cola?!
Viu? Nem foi tão difícil assim. Agora você é praticamente uma estrela “do gospel”. Com direito a loja virtual, camisetas e marca registrada. Lembra-se das promessas do Senhor para sua vida? Olha aí se cumprindo? E se por algum acaso você mandar uma música para mim e eu falar que é ruim, (e 99.9 % de quem ouvir) nem dê bola. Você é um ungido! Acrediiiiiita!
DANILO ANDRADE | O Propagador