Jorge Calebe

A equipa do portal do Arautos da fé, deslocou a Capital da província do Bié o Kuito, onde manteve uma conversa com o músico gospel Jorge Calesse Helena de Augusto, artisticamente conhecido por Jorge Calebe.dsc_0384-coppy
Natural do Kuito, Bié, Calebe nasceu aos 7 de Setembro de 1992, cresceu no município de Cacuaco, em Luanda, onde começou com a sua carreira musical. Começou com o projecto Jeová Nissi (Brasil) e tem a perspectiva desenvolver acções para ajudar pessoas perdidas nas drogas e sem esperança em Deus.
É licenciado em Comunicação Social pela Universidade José Eduardo dos Santos. Calebe começou a cantar a solo em 2005. Antes, cantava o estilo Kuduro, mas cedo percebeu que a sua missão era levar o Evangelho onde é necessário e com à iluminação divina, contou, lançou a sua 1ª obra discográfica em 2013 com o título “O Homem”.
Dentre os músicos que aprecia destaca Ramazotti, Phil Collins, Bryan Adams. Já actuou em eventos nas províncias Benguela, Namibe, Lubango, Uíge, Bengo, Cuanza Sul e Norte, Huíla e Bié.
Sobre o mercado da música gospel, apontou a falta promotores de eventos como factor de constrangimentos para os músicos.
Aos colegas recomendou “não basta só pegar a bíblia e retirar versos, é saber cantar, ter disciplina, ser poeta, e sábio como Salomão.
Quanto a música na sua província natal, referiu que o governo local já dá espaço aos músicos gospel em actividade e a música gospel é muito respeitada.
A respeito dos músicos que mudam de comportamento quando atingem a fama, exortou-os para a humildade. “Você que está em cima seja humilde, lembrando onde saíste e quem está em baixo, deve ter a humildade para chegar em cima”.
Texto: Terêncio Chiwale

Comentários

comentários

Artigos relacionados

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Inscreva-se para receber as novidades por email

* campos obrigatórios