Jordânia Cunha

Vitoriosa no Senhor!
A cantora gospel Jordânia Cunha tem motivos de sobra para celebrar o mês da Mulher. Primeiro por que é o mês do seu aniversário. Sim, ela comemora 23 Cacimbos no dia 15 de Março. Segundo, a sua estreia no mercado da música Gospel, no final do ano passado, ou seja há pouco mais de três meses, superou todas as expectativas. Logo no arranque, a jovem mocinha do Huambo arrebatou o mais importante prémio da música gospel angolana na Gala ML3, evento promovido há 12 anos pela Associação Missionários Levitas. Concorrendo com nomes de peso como a cantora Lioth Cassoma, Jordânia foi eleita a melhor voz feminina de 2014.
E tudo isso, reconhece Jordânia , é para honra e glória do Senhor. Humildade é uma palavra-chave no dicionário desta mulher que escolheu servir a Deus através da música. As aparições nos principais programas de TV, as entrevistas nas rádios e a participação no especial de fim de ano do cantor Bambila na TPA, aumentaram rapidamente a sua popularidade, sobretudo nas redes sociais. São centenas de pedidos de amizade, além de muitos convites para participações em eventos gospel. De repente, a jovem estudante do Instituto Médio Industrial de Luanda virou celebridade entre os colegas. Mas nada disso impressiona Jordânia que segue seu caminho com uma notável marca de simplicidade.
É no louvor e na adoração que Jordânia cresce no Senhor. São muitas as vezes em que, convidada para breves participações, acaba por ministrar mais demoradamente a pedido dos irmãos. “É uma chuva de bênçãos. A igreja é enriquecida não só pelo talento, mas por uma demonstração do poder de Deus que usa a Jordânia para atingir as nossas almas”, declara Isaac.
Jordânia desde sempre quis cantar para o Senhor. O Pastor Daniel António, da Igreja Assembleia de Deus Templo Sede Maranata, no Huambo, a quem carinhosamente chama de avô, foi um dos primeiros a dar asas ao sonho de Jordânia. A miúda de cinco anos, pedia o microfone, subia numa cadeira e cantava nos cultos sem nenhuma cerimónia ou timidez. Assim começou o seu Ministério.
Aos 16 anos, Jordânia já cumpria uma agenda intensa na obra do Senhor não apenas na direcção do louvor da sua congregação, formada por cerca de 1.500 membros, mas também participando de congressos e avivamentos no Huambo, Cunene, Bié, Huíla Benguela, Moxico, Kwanza Sul Cuando Cubango, Uíge e Luanda. Era sempre recrutada para batalha e estava sempre a postos. Ao lado do incansável avô Daniel e de outros conhecidos e respeitados homens de Deus como o Pastor Sutter, percorreu diversas províncias. O objectivo era sempre levar o povo a presença de Deus preparando-lhes o espírito para receber a palavra do pregador.
Foi numas destas jornadas evangelísticas, nos finais de 2013, que o Pastor Pombo liberou uma palavra profética: – Você vai encontrar uma produtora e vai assinar contracto”. E não demorou para a palavra liberada se cumprir. Em 2014, Jordânia assinou contrato com a produtora Africa Gospel, mudou-se para Luanda e lançou seu primeiro single Caminhos. A cantora só voltou a reencontrar o Pastor Pombo há cerca de um mês na Igreja Redimidos de Deus. Ela convidada para ministrar o louvor, ele convidado para pregar a palavra. Um momento emocionante. Profecias no Ministério de Jordânia Cunha, houveram muitas. “Sempre estive com muitos pastores nas jornadas de louvor e pregação e muitos diziam que eu iria me tornar conhecida no mundo inteiro pelo louvor e adoração ao Senhor”, revelou. Pelo que conhecemos de Jordânia na ministração do louvor, na simplicidade e na entrega ao Senhor, podemos com certeza dizer: Amém!

Jordânia Cunha
Jordânia Cunha com motivos de sobra para celebrar o mês da Mulher

Jordânia por Jordânia
Projecto de vida: Fazer faculdade de música.
Sonho: dividir o palco com a Banda Hillsong
Comida: salada e grelhadas
Cor: vermelho e branco
Frase: Tudo posso naquele que me fortalece
Livro: A Quarta Dimensão, de Paul Yonggi Cho
Qualidade: ser humilde
Defeito: Teimosia
Deus: Tudo
Os Caminhos de Jordânia foram sempre de exortação, de adoração e contemplação ao Senhor Jesus como mostra Mais do que Vencedor, Tudo que eu mais quero e Encontro, as três músicas que compõe o single da cantora. Gravado no estúdios Letras e Sons, em Luanda, com a produção de Tino Carlos, co-produção de Félix Batera, e masterizado no Brasil, o single traz ainda três faixas para playback das músicas.
Mais do que Vencedor é uma música que encoraja as pessoas a prosseguirem ainda que, na escuridão da noite, não vejam um caminho, uma saída. Mostra que o fundo do poço não é o fim se levantarmos e lutarmos, pois Deus está connosco e, em Cristo, seremos mais que vencedores. A música foi um presente do músico Amorim, amigo e parceiro do grupo de louvor de Jordânia, em Huambo.
Em Encontro, música da autoria de Jaime Chacale, Jordânia trilha um caminho de contemplação e reconhecimento da grandeza do Senhor nos levando a reflectir que quando verdadeiramente nos entregamos e nos derramamos diante do Senhor, ele nos abençoa e nos transforma.
Tudo que eu mais quero, composta por Jordânia, é uma celebração ao Espírito Santo de Deus. Uma música jovem e dançante que revela a alegria do louvor e nos ensina que Jesus é muito mais do que amigo e está do nosso lado se o buscarmos verdadeiramente.
Jordania Cunha e o Pastor Daniel António